Sociedade

Para a melhor Mãe do mundo

• Favoritos: 8


Domingo, dia 2 de maio, é Dia da Mãe. O calendário assinala mais uma vez a data, que outrora foi celebrada a 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.

No próximo domingo, 2 de maio, assinala-se o Dia da Mãe. No entanto, a data foi inicialmente celebrada em Portugal a 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, pela ação da Mocidade Portuguesa Feminina. Mais tarde, já por volta da década de 1970, e a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa a data foi alterada para o último domingo de maio, mês de Maria, mãe de Jesus. Mas, não se veio a revelar como a última alteração, pois este domingo coincidia com a solenidade de Pentecostes ou da Ascensão, sendo finalmente alterada para o primeiro domingo de maio que, segundo a Igreja Católica, pelo calendário litúrgico, não coincide com nenhuma comemoração.
Mas, a celebração da data não é vivida no mesmo período do ano em todo mundo. A história conta-nos que na Grécia antiga, com a entrada da primavera, se assinalava o momento com festejos em honra de Rhea, mãe dos deuses. Se formos até à civilização romana, estes homenageavam, durante três dias do início de março, Cibele, a mãe de todos os deuses.
A variação da celebração da data leva-nos a dias como o quarto domingo da Quaresma, 21 de março, primeiro domingo de maio, segundo domingo de maio, último domingo de maio, terceiro domingo de outubro, último domingo de novembro e 8 de dezembro. Estes são alguns exemplos de datas para assinalar o Dia da Mãe. No caso de Portugal, os países lusófonos (Angola, Cabo Verde e Moçambique), a Espanha, Hungria e Lituânia, optaram por celebrar no primeiro domingo de maio, e nesse sentido, dia 2 é dia de mimar as mães.
Para o fazer, fazemos algumas sugestões de ofertas que pode comprar localmente. No caso da Mercadona já tem à venda sete edições limitadas de produtos idealizados para oferecer no Dia da Mãe. A aposta deste ano inclui três lotes de perfumes, dois de cuidado facial, um de cuidado corporal e uma fragrância para a casa. Além disso, todos estes produtos, disponíveis na área de perfumaria, possuem um detalhe adicional dentro do produto principal: pode ser um lenço, um rolo de massagem facial de jade, um necessaire ou uma bolsa em tecido.
Dentro da linha da cosmética, a Newpharma também apresenta um leque de sugestões para surpreender a sua mãe. Ofereça felicidade com os cuidados e fragrâncias Nuxe, ou surpreenda com produtos de beleza da marca Caudalie. Outra das propostas da Newpharma, que recentemente comemorou 20 anos, são os produtos Filorga, especializados no tratamento de rugas. Por último, Marta Leal sugere cremes de rosto da marca Erborian.
Se optar pelas tradicionais flores, a sugestão pode passar pela Orquídea Florista, uma casa com 43 anos de experiência em arranjos florais e ramos, que seguramente poderá fazer as delícias da sua mãe. Aqui, a oferta é ampla e diversificada. Esta altura do ano permite uma maior diversidade como as tulipas, flores primaveris, como as flores do campo, para além das orquídeas e das rosas. “Ofereça flores à maior flor do mundo. A mãe”, sugere Rosa Cardoso.
Mas há mais, e com algum engenho e arte à mistura. Isabel Belo e o seu projeto “Sonharte” sugerem caixas em madeira personalizadas com folhas de chá natural em frascos. Há também chocolates personalizados, com fotos e mensagens e caixas de brigadeiros dedicadas às mães para adoçar a boca e a alma. Os interessados podem procurar nas redes sociais e encomendar a sua lembrança.

8 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
41 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *