Sociedade

Melhor qualidade de vida para os trabalhadores da autarquia

• Favoritos: 29


Na passada segunda-feira, foram apresentadas as novas medidas do programa Sistema de Conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da Câmara Municipal de S. João da Madeir

Em 2018, a autarquia foi convidada pelo governo da república para formalizar a adesão ao programa “3 em Linha”, parte para a conciliação da vida pessoal, profissional e familiar. Esta cerimónia serviu para apresentar novas medidas, algumas delas já colocadas em prática, como a possibilidade dos colaboradores poderem levar para o local de trabalho o animal de estimação e também a oportunidade de praticarem atividade física em horário laboral, para que se mantenham ativos e saudáveis.
“A Câmara Municipal não se pode esquecer que é a entidade patronal de um conjunto de pessoas, que aqui trabalham, conservam grande parte da sua vida útil nesta organização e que, com a entidade patronal dessas pessoas vem a responsabilidade de lhes proporcionar boas condições de trabalho”, considerou o presidente, Jorge Vultos Sequeira.

Teletrabalho e “digital break”
Uma das principais preocupações desta iniciativa passa por diminuir o stress e fadiga dos colaboradores. Nesse sentido, estão a ser desenvolvidas e melhoradas políticas com 15 critérios de conciliação, divididos em três domínios: boas práticas laborais, serviços e benefícios e apoio profissional e desenvolvimento pessoal.
A autarquia quer implementar a possibilidade de os trabalhadores organizarem o seu horário, adotar um regime de teletrabalho – proposta que será melhor analisada e legislada – e o “Digital Break”, medida que visa restringir o envio de emails e telefonemas por parte das chefias da autarquia, entre as 20:00 e as 8:00 horas da manhã seguinte. Entre outras propostas, consta ainda a dispensa de serviço no dia de aniversário do trabalhador sem perda de remuneração.
Neste quadro, a autarquia pretende oferecer um cartão de aniversário a cada funcionário, contendo duas entradas gratuitas para a piscina e um concerto municipal anual a ter lugar na Casa da Criatividade, com grupos locais de modo a apoiar a cultura da cidade.
No último domínio, executar-se-ão ações formativas, ações de voluntariado contribuindo para uma ligação mais positiva com a comunidade.
De acordo com o Executivo da Câmara Municipal, este pacote de medidas poderá servir de exemplo e de modelo para a generalidade das organizações de S. João da Madeira. “O nosso objetivo também é esse: servir de exemplo, para que outras entidades, também possam adotar medidas semelhantes, valorizando o trabalho e valorizando os trabalhadores”, referiu o presidente da câmara, Jorge Vultos Sequeira.
A Câmara vai realizar mais quatro apresentações para que todos os seus trabalhadores tomem conhecimento das medidas do Sistema de Conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, disponibilizando também um email (conciliaçao@cm-sjm.pt) para partilha de dúvidas e questões.

29 Recomendações
88 visualizações
bookmark icon