Política

Assembleia Municipal Jovem apresenta propostas

• Favoritos: 29


O representante da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), Alexandre Gomes, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, participou na última Assembleia Municipal de S. João da Madeira, para apresentar as propostas dos jovens deputados.

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que decorreu na passada quinta-feira, dia 11, em formato digital, o jovem deputado, aluno do 12º ano do curso de línguas e humanidades, apresentou as três propostas mais votadas na Assembleia Municipal Jovem, e já noticiadas por ‘O Regional’, na primeira edição de 2021.

Os jovens propõem a implementação de um programa de recompensas para os cidadãos que reciclarem plástico, a instalação de uma rede de aluguer de bicicletas e trotinetes na cidade, contribuindo para “o meio ambiente e saúde dos cidadãos” e a dinamização do ‘Dia do Estudante’ no Parque do Rio Ul.

Da coligação PSD/CDS, o deputado Manuel Luís Almeida louvou a AMJ e a apresentação de medidas que visam um “contributo para a descarbonização”. “A AMJ, ao demonstrar sensibilidade e conhecimento desta temática, está a lançar um recado ao poder local para que enverede por políticas práticas que ajudem a melhorar o ar que respiramos”, afirmou. E, por isso, no entender do deputado, a sugestão de propor outros meios de transporte, “não poluentes”, “deve ser levada a sério”.

Do lado socialista, o deputado Leonardo Martins apontou que, quando os jovens são chamados a participar, o fazem “com qualidade”. “A nossa democracia fica muito valorizada com a participação dos nossos jovens”, acrescentou, destacando ainda o papel da professora Rosa Lima, igualmente presente na sessão, que o deputado acredita que “continua a incentivar os jovens” para a intervenção cívica.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, assegurou que as propostas “serão, obviamente, tidas em conta”, até porque “estão completamente alinhadas com os objetivos” do executivo camarário.

Assim, o autarca informou que as vereadoras da juventude e da educação vão articular o Dia do Estudante, com as associações de estudantes e com a AMJ, “para que a medida se concretize”, quando a pandemia o permitir.

Também lembrou que “está prestes a iniciar-se a execução de uma ciclovia”, adiantando que “já está a ser montado o estaleiro e foi adjudicado um projeto de reabilitação paisagística que também prevê a construção de mais um troço de ciclovias na nossa cidade”, pelo que, quando estiverem construídas, se irá, “seguramente, avançar para modelos” como os propostos pelos jovens. Além disso, o presidente indicou que algumas das medidas da AMJ estão incorporadas no plano para a transição energética, que está “praticamente finalizado”.

Já quanto aos resíduos, questão considerada pelo edil “muito importante e muito sensível”, apontou que a lógica subjacente à proposta, ou seja, “dar incentivos à recolha e à reciclagem”, já está presente '100% resíduos', programa realizado em articulação com as escolas, em que estas recebem prémios monetários em função da quantidade de resíduos que separam.

Jorge Vultos Sequeira informou ainda que está a ser preparado um “novo sistema de pagamento de resíduos sólidos e urbanos” (PAYT), que tem “subjacente a mesma filosofia”, e concluiu saudando toda a AMJ.

O tema da AMJ de 2020/2021 é “S. João da Madeira - cidade solidária e amiga” e o órgão é constituído pelos alunos eleitos no mandato anterior, devido à pandemia, que impossibilitou o seu normal funcionamento.

29 Recomendações
57 visualizações
bookmark icon