Geral

Ideias para construir a plenitude, a harmonia e a felicidade em tempos de pandemia

• Favoritos: 21


Parece que o novo normal veio para ficar: em casa, na rua, mais ou menos bem mascarado, olhar desconfiado para quem por nós passa em descumprimentos, calar a raiva e a revolta por tanta normalidade sui generis. Quem é que na verdade não está cansado do confinamento?
E, findo este tempo, vamos todos utopicamente nos amar mais uns aos outros?
Gostava de ser otimista: que vamos aprender de vez a solidariedade, amarmo-nos mais, fomentar a paz mundial e, pelo caminho, erradicar a mortalidade devido à subnutrição e à ausência de cuidados de saúde.
Quero ser otimista no que toca à pandemia: que 2021 será na verdade o ano do fim, o ano da reabertura de todas as fronteiras, o regresso de férias onde apetece, a retomada da economia saudável e do emprego justo e bem remunerado.
Urge ocupar o corpo e a mente com iniciativas lúdicas e didáticas, que vão além da mediocridade de tantos programas de entretenimento, que, para não ofender consciências, me escuso a nomear.
Deixo três ideias para este tempo ainda pandémico e de confinamento:

Escreva cartas.
Com efeito, desenterrar a velha correspondência entre familiares, namorados e pessoas amigas, através das missivas de um passado longínquo, poderia ser uma boa ideia.
Aqui fica a sugestão: em vez de perder tanto tempo em publicações de péssima qualidade nas redes sociais, e com a correspondente procura dos tão afortunados likes como forma de gratificação emocional, por que não escrever uma carta aos seus tios, às suas amigas, aos seus antigos colegas de escola ou da Quando escrevemos uma carta, dedicamos uma parte do nosso tempo exclusivamente a alguém. Ao longo da escrita de uma carta permitimo-nos a vivenciar memórias, recordações
Quem sabe, o sistema de recompensas emocionais não venha a ser mais gratificante.
Pois é, esta é uma ideia parva?
Que seja, mas é uma ideia que não custa nada. Os menos novos ou velhotes podem, inclusive, verificar nos seus baús de memórias e ver se redescobrem o gosto pela leitura e pela escrita. Sabia que escrever à mão faz bem ao nosso intelecto? Que os seus filhos estão a perder capacidades intelectuais devido à ausência de mano escrita. Vá lá, aperfeiçoe a sua caligrafia e escreva-me uma bonita carta!

Mudar os trastes da casa.
Quem não tem necessidade de dar um jeito aos tarecos da casa, arrumar, reorganizar e limpar o espaço em que vive? As plantas e os animais, para quem os tiver dentro de casa, também ajudam a dar vida, muita vida, contribuindo para o nosso bem-estar.
Um espaço limpo e arejado, cheio de cor e de vida positiva (cante, sorria, dance) facilita o incremento de interações positivas dentro de portas. Se tiver de ralhar ou discutir, faça-o com a sua preguiça e não descarregue na sua mulher, no seu marido, nos seus pais, nos seus filhos.
E atenção: por que não pensar na organização de um espaço reservado para outra atividade que a seguir apresento?

Aulas online
Yoga/ Pilates, Meditação, corrida, o que mais apetecer…
Existem várias opções e não custam muito dinheiro. Se quiser inscrever-se numa Escola de Yoga online, não é muito caro e tenho quase a certeza que ainda vai ganhar muito com isso: o Yoga implica também a Meditação, uma técnica que desenvolve a capacidade de concentração, tranquilidade e o foco no presente.
A prática de atividade física regular, seja ela qual for, é muito saudável…
Não é a harmonia, a plenitude e a felicidade que todos procuramos?!

Sejamos todos felizes.

21 Recomendações
37 visualizações
bookmark icon