Educação

Clubes de Leitura Escolares para LER+

• Favoritos: 16


O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ) já conta com três Clubes de Leitura a funcionar neste momento, no 2º ciclo e no Secundário, envolvendo cerca de 40 alunos.
Há muito que as bibliotecas Oliveira Júnior queriam implementar este modelo de formação de leitores mas faltava-lhe incentivo e a oportunidade. Por isso, quando o Plano Nacional de Leitura apresentou o projeto dos “Clubes de Leitura Escolares”, a adesão foi imediata.
Para além do trabalho habitual e sistemático desenvolvido pelos professores de Português, nomeadamente, a formação de leitores num sentido mais livre e sem preocupações curriculares foi sendo realizada de forma esporádica e descontinuada, nas “oficinas de formação de leitores”, promovidas pela biblioteca desde 1995, direcionadas sobretudo para a recuperação de alunos sem hábitos de leitura e com dificuldades no Português .
Hoje, os CLEs, constituindo-se como espaços de socialização da leitura, de prazer e de afetos, vêm fortalecer a relação de proximidade com os livros, nas pequenas comunidades de leitores que se vão criando em meio escolar.
A socialização da leitura, bem como a partilha de ideias e opiniões suscitadas pelos livros, associadas à descoberta de novos autores e de mundos distantes, são competências essenciais trabalhadas nos CLEs que, em muito, podem contribuir para o desenvolvimento dos jovens em idade escolar.
Por isso, a melhor forma de assinalarmos a Semana da Leitura, a decorrer até 12 de março, é continuarmos a motivar os jovens para a leitura e a criarmos novas oportunidades, entre as quais também destacamos o projeto “10 minutos a Ler “.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3834 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 11 de março de 2021.

16 Recomendações
65 visualizações
bookmark icon