Sociedade

Aces suspende serviço de doentes respiratórios em S. João da Madeira

• Favoritos: 26


A suspensão, em S. João da Madeira, é justificada pela redução da procura. O serviço será prestado em Oliveira de Azeméis e, ao fim-de-semana, em Vale de Cambra. Não é a primeira vez, desde o início da pandemia, que se verificam estas alterações.

A partir da próxima segunda-feira, 15 de março, o ACeS Aveiro Norte reduzirá o número de Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR), por se ter verificado um “decréscimo constante e consolidado” no número de utentes que procuram esta área específica, procurada em casos de suspeita de covid-19.

“Temos tido mesmo dias com ausência de procura destes serviços”, informou o ACeS, em comunicado, adiantando que a redução vai permitir “ganhos na gestão de recursos humanos”.

O serviço que será encerrado, durante a semana, em S. João da Madeira e Vale de Cambra, estará assegurado em Oliveira de Azeméis, onde funcionará de segunda a sexta das 8h às 20h.

A ADR de Vale de Cambra vai assegurar o funcionamento ao fim-de-semana, feriados e tolerâncias, das 8 às 20h. Se a pandemia exigir, o ACeS explica que voltará a ampliar a atividade das ADR.

Lembrando que não é a primeira vez que esta alteração se verifica, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, justifica que “o que está em causa é uma decisão técnica, fundada em pressupostos técnicos e de procura” e que “já não se justificava a manutenção daquela resposta”.

O autarca assegura que a suspensão deste serviço, em S. João da Madeira, “não afeta minimamente a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, podendo agora haver “concentração de recursos” para o Centro de Vacinação.

26 Recomendações
178 visualizações
bookmark icon