Sociedade

Morreu Manuel Gomes Oliveira, antigo comandante dos Bombeiros

• Favoritos: 22


Faleceu Manuel Gomes de Oliveira, Comandante do quadro de honra dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira e antigo funcionário da autarquia sanjoanense.

Morreu Manuel Gomes de Oliveira (1932-2021), comandante do quadro de honra dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira e antigo funcionário da autarquia sanjoanense. “Todas as palavras são poucas para expressarmos a nossa gratidão e reconhecimento pela sua dedicação ao nosso Corpo de Bombeiros”, refere Normando Oliveira, Comandante dos Bombeiros Sanjoanenses.
Jorge Vultos Sequeira lembra que “partiu um homem corajoso e carismático, um líder forte no teatro de operações. Era muito admirado pelos bombeiros que comandava. Com toda a justiça, a cidade atribuiu-lhe já a medalha de mérito municipal”. O Presidente da Câmara reforça que Manuel Oliveira, “ao longo da sua vida, serviu sempre o interesse público, seja como funcionário municipal, seja como bombeiro”.
O seu falecimento causou uma onda de consternação nas redes sociais, sendo recordado como um homem educado, afável, íntegro, prático e muito competente. O comandante morreu no passado dia 7, domingo, e conquistou a admiração e o carinho dos sanjoanenses, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Mérito Municipal em 1999.
Comandante dos Bombeiros de S. João da Madeira desde 1948, deixou de exercer essa função em fevereiro de 1997, passando a comandante do quadro de honra. Desta sua ligação de meio século aos bombeiros foi condecorado várias vezes com medalhas de prata, ouro, coragem e abnegação (…) e vários crachás.
Manuel Gomes de Oliveira tinha 88 anos e, ao que ‘O Regional’ conseguiu apurar, já se encontrava debilitado há bastante tempo. As cerimónias fúnebres realizaram-se na passada terça-feira, no Cemitério N.º 3.

 

 

22 Recomendações
67 visualizações
bookmark icon