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Mercadona implementa conceito de Loja 6.25 em S. João da Madeira

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O compromisso com o meio ambiente que a Mercadona assumiu desde a primeira hora é um princípio do qual não abdica. Nesse sentido, o supermercado de S. João da Madeira implementou o conceito de Loja 6.25, ou seja, mais amigo do ambiente.

No âmbito do seu plano de responsabilidade social, a Mercadona tem na sua política de empresa um compromisso adotado com o meio ambiente. Assumindo os desafios e as preocupações da sociedade, dedica-se cada vez mais a continuar a cuidar do planeta. Nesse sentido, a empresa dá continuidade à Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025, na qual prevê investir mais de 140 milhões de euros, permitindo reduzir até 3 200 toneladas de plástico por ano.
Assim, faz chegar este conceito a cada vez mais lojas em Portugal, entre as quais está a de S. João da Madeira, que a partir de agora abraça também o compromisso de dizer sim à continuação de cuidar do planeta. Segundo os responsáveis da empresa o objetivo é que, até final do ano de 2021, todos os supermercados passem a contar com este conceito.
Desta forma as lojas 6.25 vão passar a interagir com os clientes e colaboradores sobre as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno.
A implementação deste conceito de loja define seis ações que passam pela eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, uma medida que já está concluída; a eliminação dos descartáveis de plástico de uso único; a diminuição em 25% do plástico das embalagens, medida que tem como prazo 2021; promoção do desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis; reciclagem dos resíduos de plástico, gerados nas lojas; E por último formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens, quer nas lojas.
Focada nestes compromissos, a Mercadona, em 2025, pretende atingir o triplo objetivo de reduzir em 25% o plástico, tornar todas as embalagens de plástico reciclável e reciclar todos os resíduos de plástico.

Mercadona deixa de utilizar 700 toneladas de plástico
Nova garrafa de sumo recém-espremido reciclável e 100% de plástico reciclado
Dentro da Estratégia 6.25, a empresa aposta na redução do uso de plástico nas suas embalagens e na gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas. Ao avançar com esta medida, a Mercadona deixa de utilizar 700 toneladas de plástico virgem por ano, fomentando assim a economia circular e diminuindo o impacto ambiental.
A redução de plástico nas suas embalagens só é possível, porque a empresa desenvolve diferentes estratégias, como a eliminação do plástico e substituição por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para reduzir o uso de materiais virgens. Este é o caso das garrafas que o cliente utiliza na secção de Frutas e Legumes para embalar o sumo de laranja recém-espremido.
As novas garrafas estão disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica o contentor no qual as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.
Assim, em 2025, a empresa terá reduzido cerca de 25% de plástico nos seus lineares, usará unicamente embalagens recicláveis e reciclará todos os seus resíduos de plástico, mantendo-se fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do planeta”.

 

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