Sociedade

Mindfulness explicado à comunidade educativa sanjoanense

• Favoritos: 35


A melhoria da memória e concentração, a diminuição da impulsividade, a redução do stress, bem como a potencialização da empatia e compreensão e aquisição de habilidades na resolução de conflitos são algumas das vantagens do mindfulness.

Tais vantagens foram apresentadas no webinar “Mindfulness na educação”, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e pela Federação Concelhia das Associações de Pais (FECAP).
A iniciativa decorreu esta sexta-feira, dia 26, à noite, em formato virtual, contando com a participação de Iolanda Pereira, educadora de infância e fundadora do projeto de intervenção educacional “Eduque Informado”.
De acordo com a oradora, desenvolver valores como a compaixão e a generosidade é outra vantagem, para as crianças, associada à técnica em discussão. Para os educadores, as vantagens passam pelo desenvolvimento de escuta consciente, autorreflexão e autoquestionamento.
Iolanda Pereira explicou em que consiste o mindfulness, quais os seus valores e as suas atitudes, sendo que estas servem “para qualquer contexto da comunidade educativa”, na escola e na família, conforme assegurou.
A iniciativa contou as presenças de Ricardo Mota, da FECAP, e de Irene Guimarães, vereadora da educação.
“É preciso termos a humildade de nos reconhecermos como imperfeitos”, concluiu Irene Guimarães, acrescentando que “é bem precisa uma mudança de paradigma”.
Ricardo Mota, por sua vez, considerou que “faz todo o sentido" incluir o mindfulness na educação, "quer na parte parental, quer na escola”.
“O mindfulness é a nossa capacidade de estar no momento presente, conscientes da nossa vida e da experiência em cada momento”, procurando “cultivar a calma e a atenção quanto à respiração, sons, sensações do corpo e pensamentos, sem julgamentos”, segundo a definição apresentada pela oradora convidada.

35 Recomendações
98 visualizações
bookmark icon