Sociedade

S. João da Madeira continua em risco muito elevado

• Favoritos: 39


S. João da Madeira continua em risco muito elevado de transmissão de covid-19. Em sete dias foram registadas 15 novas infeções. O número de pessoas internadas com a doença no Hospital S. Sebastião tem vindo a baixar.

Os dados divulgados na última segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, que dizem respeito aos 14 dias, entre 3 e 16 de fevereiro, revelam que S. João da Madeira continua em risco muito elevado de transmissão de covid-19, ou seja, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.
Assim, a cidade contabiliza 615 casos, Oliveira de Azeméis, 559 e Espinho, 501, sendo estas as três cidades da Área Metropolitana do Porto que se mantêm em risco muito elevado. Nos casos de Santa Maria da Feira (405), Vale de Cambra (422) e Arouca (430) a descida foi de dois patamares, estando agora em risco elevado.
De 17 a 23 de fevereiro, S. João da Madeira contabilizou 15 novas pessoas infetadas com covid-19. No entanto, o número de pessoas internadas com covid-19 no Hospital S. Sebastião continua a baixar. Segundo fonte do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, “a situação de internamentos e de infeções está a melhorar, à semelhança do que na verdade está a acontecer no país”, recordando a “pressão muito elevada sentida nas últimas semanas”.
A mesma fonte avança, ainda, que a redução do número de internamentos que se tem verificado irá permitir a esta unidade de saúde (sede), que agrega também as unidades de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis, dentro de poucos dias semanas, retomar a atividade cirúrgica programada não urgente. Às situações urgentes, assume que, tem sido possível dar resposta.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital S. Sebastião registou cerca de 381 óbitos por covid-19.
Em Portugal, já morreram mais de 16 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 798 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

39 Recomendações
4766 visualizações
bookmark icon