Educação

Além das aulas: os clubes do agrupamento

• Favoritos: 24


O Agrupamento de Escolas João da Silva Correia oferece aos alunos diversos clubes, que são uma forte mais valia, e vão das ciências às artes.
“Ciência em ação” privilegia a ciência aplicada e as tecnologias, promovendo o gosto pela investigação, através da partilha de saberes de forma articulada com o currículo e recorrendo a múltiplas literacias. A professora Cristina Ferreira confessa que “ser responsável pelo clube é poder explorar a ciência lado a lado com os alunos, saindo do clássico papel de professor, sem a preocupação de cumprir um programa. É poder partir de interesses comuns e da vontade de aprender para desenvolver projetos que permitam encontrar soluções criativas para problemas atuais”. Aos olhos de alunos, é “um espaço para os que querem levar a ciência para além das aulas” em que todos têm mais liberdade e mais oportunidade para trabalhar no laboratório. Liberdade, autonomia, querer saber e cooperação são alguns dos ingredientes que fazem com que funcione tão bem.
O clube de teatro “Lua Nova”, dinamizado pela professora Ana Guimarães, com mais de 30 inscrições, parou, devido à pandemia, mas promete voltar com o espírito de sempre. Ser responsável por este clube exige gostar muito do que se faz. Sendo uma das suas paixões, com a ajuda da professora Cidália Cruz, a professora projeta e concretiza o cenário das peças que escreve. O clube ajuda alunos com problemas de autoestima, que acabam por se revelar grandes estrelas em cima do palco.
O “Teatro Musical” nasceu da ideia de juntar diferentes áreas artísticas. Em parceria com os professores António Ribeiro e Ana Paula Oliveira, o projeto do professor Paulo Oliveira evoluiu e envolveu instituições extraescola na produção do espetáculo final, em 2019, na Oliva Creative Factory, e mais de 200 alunos. Devido à conjuntura atual, o projeto foi reformulado e são feitas mini representações em vídeo. “Este é um clube que congrega várias valências dos alunos: dançar, cantar e representar”.
“Flash de Leitura” nasceu da vontade de criar um espaço dedicado à leitura. As docentes Ana Paula Oliveira, Margarida Barreiros, Cristina Vieira e Liseta Costa uniram-se, formando o clube que decorre na EBS, semanal e presencialmente, e na secundária, mensalmente, no Teams; no site do clube é possível a inscrição por elementos da comunidade educativa que queiram participar e interagir, usando o fórum. Os seus elementos partilham leituras, leem em voz alta e respondem aos desafios propostos. Aos olhos dos alunos, este clube é um espaço leve onde partilham o amor pelos livros. Contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo, incentivar o debate, ampliar o tempo de leitura e experienciar leituras interdisciplinares são alguns dos objetivos deste clube. “Acho que o melhor ingrediente é a liberdade. Forçados a ler livros que não nos interessam, ou termos de nos reunir mais, ia acabar por se tornar uma obrigação, o que não é de todo o objetivo do clube”, revela uma aluna.
Por sua vez, o “Clube de alemão” permite aos alunos conversar e “brincar”, enquanto adquirem conhecimentos da língua alemã. A interação entre os alunos é um dos principais ingredientes para funcionar bem. O clube “permitiu-me perceber que consigo envolver-me de forma entusiasta em assuntos escolares não obrigatórios. Trouxe-me motivação e mais envolvimento”, confessou uma aluna.
Já o Clube de Inteligência Emocional, dinamizado pelo professor Ricardo Camacho, pretende trabalhar o crescimento holístico dos alunos, através da educação e desenvolvimento de competências que proporcionem um melhor bem-estar pessoal e social contribuindo para a diminuição dos comportamentos de risco. “Temos a firme certeza de que a vontade que nos move dá corpo a um sonho: que os nossos alunos sejam os cidadãos criadores de um mundo melhor onde o bem-estar e o respeito por si próprio e pelos outros seja uma prioridade”.
Para os alunos, os clubes servem para fazer algo de que gostam, dentro do espaço escolar, sem avaliações ou obrigatoriedade.

24 Recomendações
102 visualizações
bookmark icon