Sociedade

Missas online na cidade não chegam a todos os fiéis

• Favoritos: 2


A paróquia da cidade pede aos católicos para acompanharem a missa, através da transmissão via digital, mas nem todos têm acesso à internet.

Tem sido um desafio para a Igreja que, em tempos de pandemia, procura motivar os cristãos a celebrar a fé. Em S. João da Madeira, as missas chegam diariamente através da transmissão via Youtube, às 19 horas, durante os dias de semana, e às 10 da manhã ao domingo. Mas, na verdade, as novas tecnologias ainda não chegam a todos, ficando privados de acompanharem estas celebrações regulares, como desejavam.
Em vários telefonemas feitos pel’O Regional’, rapidamente verificámos que muitos populares não dispõem de internet em casa, computador ou de telemóvel que lhes permitam acompanhar as eucaristias. “Em março e abril, eu ouvia a missa no rádio, pois era transmitida através da Rádio Regional Sanjoanense, que agora deixou de usar o FM. Assim, resta-me a missa ao domingo na televisão, mas não é o nosso padre. Não é a mesma coisa”, explica Lurdes Pinho, que poderá ser a porta-voz de muitos sanjoanenses.
As missas foram suspensas a 23 de janeiro, com a presença de fiéis no interior da Igreja Matriz e nas várias capelas, pois o aumento de casos positivos do coronavírus na cidade, e em todo o país, não deixou outra alternativa. Com os católicos resguardados nas suas casas, a paróquia de S. João da Madeira tem vindo a apelar aos mais jovens para que, sempre que possível, permitam o acesso aos “pais ou avós” à missa diária, que é celebrada na matriz. “Estes dias estão a ser como os que vivemos em março e abril passado. É uma experiência dolorosa e fragilizante para todos. Estamos ativos, mas a cada dia temos de nos reinventar”, assume Álvaro Rocha, pároco da cidade.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3830 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 11 de fe­ve­reiro de 2021.

2 recomenda
comments icon0 comentários
0 favoritos
4 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *