Opinião

Cada cabeça a sua sentença...

• Favoritos: 8


Quando era criança, ainda na escola primária, contavam-nos histórias cuja finalidade era o lado moral dessa mesma história.
Uma dessas histórias tem acompanhado toda a minha vida e, de certo modo, tem- me ajudado em algumas situações sociais. Essa história é “O velho, a criança e o burro” cuja moral é de facto: cada cabeça a sua sentença! Naturalmente que naquela época, e devido à nossa idade, nunca chegaríamos a esta conclusão, até porque se a minha memória não me falha, naquela altura esta história servia para momentos de bom humor.
Hoje, e ao ver o que se vai passando no nosso país, sinto que a moral desta história faz todo o sentido. E se tivermos só como exemplo, as vacinas reparamos que montes de vozes se vão ouvindo, algumas mais ou menos acertadas, outras com boa dose de egoísmo, do género puxar a brasa para a nossa sardinha... Claro que olho para tudo isto e não posso deixar de pensar que também eu posso opinar, porque não!? Mesmo sabendo que vale o que vale... Desde a primeira hora que estou de acordo... as primeiras vacinas teriam de ir para as pessoas que estão na linha da frente, naturalmente! Mas, depois, porque não vacinar todos os estudantes do secundário e universitário e os respectivos professores. Para além deste grupo, todos os trabalhadores que ainda não pararam. Com esta medida grande parte da nossa sociedade não teria de confinar. Já agora, que propor não custa, porque não, também todos os desportistas das várias modalidades desportivas que continuam num enorme esforço e, desafiando os perigos, dão-nos alegrias todas as semanas...
Ao reler o que atrás escrevi disse para comigo: estás a entrar no mundo da utopia! Logo a seguir lembrei-me de mais um ditado popular e que serve para completar este texto: “Em casa que não há pão (diga-se vacinas !), todos ralham e ninguém tem razão”.
A história do velho, a criança e o burro está à distância de um clique, vá lá, esforcem-se!
Esta semana, um livro mesmo a propósito: “A utopia” de Thomas More. É um clássico! Na música ando a ouvir os rapazes de Liverpool, os Beatles…
Fiquem bem!

8 Recomendações
26 visualizações
bookmark icon