Sociedade

Balcão de Inclusão já funciona

• Favoritos: 1


O Balcão de Inclusão de S. João da Madeira já se encontra em funcionamento, conforme deu nota Jorge Vultos Sequeira.

Segundo o Presidente da autarquia, na reunião de câmara de terça-feira, dia 19, o Balcão de Inclusão foi aberto, na segunda-feira, dia 18, não tendo havido nenhum “momento simbólico inaugurativo” devido à situação de pandemia. 

Três técnicas superiores do município tiveram formação específica para apoiar os cidadãos com necessidades especiais e contribuir para que S. João da Madeira seja “uma cidade cada vez mais inclusiva”, conforme recordou o autarca.

O chefe do executivo municipal acrescentou que o serviço pode ser feito por e-mail, telefone ou de forma presencial, sujeita a marcação - sendo, neste último caso, analisado se se justifica o atendimento desta forma, considerando o contexto pandémico. 

Jorge Vultos Sequeira aproveitou para lembrar que este é o quarto serviço criado pelo executivo que lidera, recordando a criação do Espaço Empresa; do Gabinete de Apoio ao Consumidor, que aproveitou para sublinhar que já teve 100 atendimentos, considerando-o, por isso, um “êxito”; e ainda do Espaço Aurora, que, por outro lado, “infelizmente, tem tido muita procura”, registando já “cerca de uma dezena de atendimentos”.

No âmbito da criação destes serviços, o presidente da câmara sublinhou o “esforço muito importante das funcionárias e funcionários [do município] que têm formação”, sendo que, neste momento, estão neste serviço duas das três técnicas formadas.

O serviço funciona no átrio do edifício da câmara e é articulado com o Instituto Nacional para a Reabilitação, tendo o município assinado um protocolo de cooperação, em julho de 2020, com essa entidade.  

Recorde-se que o Balcão de Inclusão foi uma proposta da coligação PSD/CDS para garantir, na Câmara Municipal, apoio especializado a pessoas com deficiência ou incapacidade.

comments icon0 comentários
0 favoritos
1 visualização
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *