Cultura e Lazer

Música clássica no arranque da programação cultural de 2021

• Favoritos: 2


Num ano em que a atividade cultural é incerta, o espetáculo da Orquestra Filarmonia das Beiras abriu a programação de 2021 da Casa da Criatividade.

 

A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) atuou na Casa da Criatividade na passada sexta-feira, dia 8, protagonizando o tradicional Concerto de Ano Novo. 

A orquestra interpretou valsas, polcas e marchas, “muitas das quais bem conhecidas”, de acordo com a organização, tendo proporcionado “momentos de interação” com a plateia, que foi limitada devido às regras em vigor, por causa da pandemia de covid-19.

Assim, de acordo com a Casa da Criatividade, citada pela câmara sanjoanense, foi apresentado “um programa diversificado, clássico e distinto”. 

A autarquia destaca que, durante o concerto, se constatou “um assinalável envolvimento do público presente, rendido aos temas interpretados, em particular aos mais populares”, destacando “os da autoria da família Strauss”, bem como os “do compositor argentino Astor Piazzolla”. Tendo, este último, sido “alvo de uma homenagem especial”, uma vez que se assinalam, em 2021, os 100 anos do seu nascimento. Piazzolla, recorde-se, nasceu a 11 de março de 1921 e faleceu a 4 de julho de 1992

O espetáculo de Ano Novo decorreu com a direção do maestro António Vassalo, que assume o cargo artístico desde 1999. 

A Orquestra Filarmonia das Beiras é uma estrutura composta por 23 músicos de cordas de diversas nacionalidades e tem uma média etária jovem. 

Os músicos da OFB norteiam-se por “princípios de promoção e desenvolvimento da cultura musical, através de ações de captação, formação e fidelização de públicos e de apoio na formação profissionalizante de jovens músicos, democratizando e descentralizando a oferta cultural”, segundo informações disponibilizadas pela Casa da Criatividade.

2 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
13 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *