Sociedade

Faleceu o Sr. Domingos do “Café Império”

• Favoritos: 5


Figura acarinhada na cidade, o Sr. Domingos do “Café Império” faleceu na quarta-feira da semana passada, dia 20, a seis dias dos 93 anos. 

Nasceu a 26 de janeiro de 1928 Domingos Cruz Fernandes, o homem que esteve mais de seis décadas à frente do “Café Império”, sendo um rosto icónico de S. João da Madeira.
Chegou a S. João da Madeira aos 12 anos, vindo da aldeia de Martim, no concelho de Barcelos, a convite de um tio conhecido como “o Sr. Oliveira dos Guarda-Sóis”.
A 1 de fevereiro de 1966, o “Café Império” cedeu as suas quotas a um grupo de sanjoanenses que ficou conhecido por “o grupo dos onze”.
O Sr. Domingos, conforme sempre foi tratado de forma estimada, tornou-se um dos principais rostos daquele estabelecimento, que se localiza na Rua Padre Oliveira.
Aos 86 anos, entregou a chave, tinha chegado “a hora de descansar”, conforme contou então numa entrevista a ‘O Regional’, acrescentando que tinha trabalhado muito e dado sempre “conta do recado”.
Por essa ocasião, foi homenageado por mais de 200 clientes num convívio onde se contaram muitas histórias, se trocaram muitos abraços e se beberam muitas cervejas.
Uma faixa, na fachada do “Café Império” exibiu uma mensagem de agradecimento, sendo exemplo da admiração e estima que pessoas de todas as gerações, em S. João da Madeira, lhe tinham.
O Sr. Domingos saiu daquele café também com a convicção de que era tempo para “trazer gente nova, colocar cara nova”, tal como se fizera quando lá chegou.  Não viu esse momento como “o fim de uma era”, mas antes como a “continuidade” daquele estabelecimento da cidade.
Foi a 31 de julho de 2014 que o Sr. Domingos deixou o estabelecimento. Encerrou esse capítulo da sua vida com a aparência jovial e o sentido de humor que sempre tivera e com a lucidez e a simpatia com que o reconheceram. É esta a imagem que guarda de Domingos Cruz Fernandes quem com ele conviveu e agora lamenta a sua partida.
O seu funeral realizou-se na passada sexta-feira, dia 22, no crematório de S. João da Madeira.

5 Recomendações
8 visualizações
bookmark icon